Inbound marketing: O que o seu negócio ganha com essa estratégia?
Inbound marketing: O que o seu negócio ganha com essa estratégia?

A era da informação e a revolução digital provocaram mudanças significativas no comportamento do consumidor. Por isso, as empresas tiveram que se reinventar, elaborando novas maneiras de conquistar e fidelizar os seus clientes.

Dessa necessidade nasceu o Inbound Marketing, que é um método criativo e original para atrair e conquistar clientes, gerar mais vendas e fortalecer sua autoridade no mercado.

O que é o Inbound Marketing

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair pessoas e convertê-las em clientes através conteúdo relevante. Esse método não se coloca em busca direta de clientes, mas realiza diversas ações de comunicação aberta para atrair pessoas interessadas até a empresa.

Essa atração é feita através da criação e utilização de conteúdos de qualidade, para que o cliente em potencial chegue até a empresa, atraído por sua mensagem.

Uma vez que a pessoa encontra a empresa e conhece o conteúdo, são realizadas várias atividades de criação de relacionamento com ela. Através de ideias personalizadas e soluções inteligentes, o indivíduo desenvolve confiança na marca e se aproxima da organização, podendo resultar na venda.

Objetivos e Processos do Marketing de Atração

Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é ganhar o interesse dos possíveis clientes através de seu conteúdo, em vez de forçar serviços ou produtos às pessoas. Uma vez que a empresa faz conteúdos relevantes, ela se torna autoridade naquele assunto, o que gera confiabilidade e atrai clientes interessados.

Seus quatro processos principais são: atrair, converter, vender e encantar. Através dos conteúdos relevantes, a empresa atrai pessoas, que se convencidas podem ser convertidas em visitantes recorrentes, e possíveis candidatos a vendas, os leads. Depois de já engajados, o processo passa a ser mais direto e personalizado, de modo que se possa realizar a venda. Na sequência de venda, o objetivo é oferecer a melhor experiência possível ao cliente, para que eles se fidelizem e, se encantados, passem a divulgar a marca.

Benefícios do Inbound Marketing

O Marketing de atração é uma maneira inteligente e criativa que vai além da busca pelas vendas. Através da produção de conteúdo relevante, o negócio pode se tornar referência em seu segmento, tendo grande autoridade sobre o assunto. Isso significa mais visibilidade e maior atração de possíveis clientes, que já têm, inclusive, certo grau de confiança na marca, ampliando o seu poder de persuasão.

Com seu conteúdo segmentado, a empresa alcança audiência de qualidade, tendo grande parte do público chegando à empresa já interessado em seu conteúdo. Isso acaba por acelerar a movimentação dos clientes através do funil de vendas, colocando-os mais cedo na etapa de decisão de compra.

Sendo assim, o método de Inbound Marketing tem todo o diferencial para que a empresa se torne uma marca forte e de referência no seu segmento, pois, proporciona material de qualidade e uma excelente experiência aos seus clientes.

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