Gestão de negócios: o que são KPIs e como usá-los em uma estratégia?

Na gestão de um negócio os KPIs são muito importantes para você poder visualizar o que está ou não está funcionando na sua gestão. Por isso, utilizar essa ferramenta é tão importante, com ela você ajusta diversos fatores relacionados a administração a fim de torná-la ainda mais eficiente.

Nesse artigo falaremos o que são KPIs e como você pode usá-los em uma estratégia que vise a melhora no processo de gestão. Acompanhe:

 

O que é?

 

Sigla em inglês que significa Indicador Chave de Performance (Key Performance Indicator) KPI é uma maneira de medir aquilo que está dando certo ou não na sua gestão por meio de indicadores que possam ser mensurados.

Como exemplo, vamos supor que você possui um negócio digital, um KPI pode ser o número de pessoas que acessam a sua página relacionada ao número de conversão em vendas.

 

Como usá-los?

 

Os KPIs podem ser usados utilizando categorias de indicadores que sejam importantes para a sua gestão. Como principais indicadores que podem ser mensurados e podem ser aplicados na sua estratégia, temos:

 

Indicadores de produtividade — Aqui pode-se fazer uma relação entre o uso de recursos da empresa com a produtividade dela.

 

Indicadores de qualidade — Estão relacionados com a produtividade e devem ser mensurados para medir deficiências ou desvios durante o processo produtivo.

 

Indicadores de Capacidade — Nesse indicador é medida a sua capacidade de produção durante um determinado período de tempo relacionando-a com os recursos que a sua empresa dispensa para essa produção.

 

Indicadores estratégicos — No estratégico você pode medir o que foi alcançado pela empresa conforme os objetivos que foram traçados anteriormente. Ele faz um comparativo da situação atual com a desejada.

 

Indicadores de lucratividade — Esse KPI deve estar relacionado com o faturamento da sua empresa, contudo, sem se esquecer de colocar na conta os seus custos de produção. Uma dica é utilizar como comparativo, valores médios de lucratividade de empresas que sejam do mesmo ramo que o seu.

 

Tem alguma outra consideração pra fazer a respeito dos KPIs? Se sim deixe nos comentários e nos ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o artigo com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deseja receber conteúdo por e-mail?

BUSQUE POR CATEGORIAS

MARKETING
DIGITAL

IDEIAS E
INSPIRAÇÕES

INSTITUCIONAL

DESIGN

ESTRATÉGIAS

UNIVERSIDADE
POP