Empresas do Futuro: os benefícios de uma equipe autogerenciável
Empresas do Futuro: os benefícios de uma equipe autogerenciável

Empresas do Futuro: os benefícios de uma equipe autogerenciável

A tecnologia a cada dia avança mais, e suas inovações transformaram de maneira considerável a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Com as empresas não foi diferente. Elas tiveram que mudar a forma de trabalhar e pensar para continuar crescendo, motivando e envolvendo seus talentos.

As empresas do futuro, como são chamadas, tiveram que repensar toda a sua estrutura promovendo, a gestão do talento e os recursos humanos. E é sobre essas empresas do futuro que falaremos no artigo de hoje.

O que são as empresas do futuro?

As empresas do futuro são um contraponto a toda a estrutura já conhecida de organizações. Os modelos tradicionais baseavam-se na constância do ambiente externo, e pregavam hierarquia forte, divisão do trabalho, entre outros. Desse modo, elas já não conseguem mais acompanhar as mudanças da era da informação.

Já as empresas do futuro estão muito mais focadas em ter uma cultura forte, um propósito que é seguido e aceito pelos seus colaboradores. Elas não estão voltadas à hierarquia, mas à criação de equipes, com iniciativa, motivação e liberdade de decisão.

Esta nova forma de gestão deve se orientar por novas habilidades de liderança e gerências qualificadas, onde os colaboradores possuem responsabilidades compartilhadas e seus trabalhos são interdependentes. São as chamadas equipes autogerenciáveis, dispostas e motivadas a atingir os objetivos da organização.

As equipes autogerenciáveis

Equipes autogerenciáveis são aquelas responsáveis por todo o processo de trabalho, em que os membros do time trabalham em conjunto nas suas atividades e na resolução dos problemas do dia a dia. Eles são responsáveis não apenas pela execução do trabalho, mas, também, por gerenciar a si próprios.

O trabalho dessas equipes é relacionado e interdependente, com controle coletivo do trabalho e tomada de decisões conjunta para implementar ações e resolver os problemas. São pessoas integradas, que valorizam uns aos outros, motivadas e dispostas a atingir os objetivos da organização. Não são pessoas isoladas com tarefas divididas, mas um time técnico, com conhecimentos, habilidades e atitudes que se complementam, transcendendo as capacidades individuais.

Benefícios de uma equipe autogerenciável

Os times autogerenciáveis são uma importante estratégia nas empresas, visto que seus colaboradores estão ativamente envolvidos no processo de melhoria contínua e comprometidos com a produtividade e com os resultados da organização.

Além de assumirem propriedade sobre o seu trabalho, os indivíduos conhecem as particularidades de suas tarefas, sabendo melhor como executá-las.

Com uma maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, as empresas geram uma melhor distribuição de poder, e conseguem compartilhar melhor os seus valores, sua identidade e produzir pessoal leal à sua equipe.

Isso melhora o serviço prestado e tende a fomentar um maior alcance não só dos objetivos individuais como dos objetivos organizacionais, fazendo com que a empresa se fortaleça e se destaque diante das constantes mudanças no mundo atual.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e comente suas dúvidas e opiniões. Sua avaliação é fundamental para melhorar nosso conteúdo.