O que é funil e quais seus estágios em uma estratégia de marketing de conteúdo?
O que é funil e quais seus estágios em uma estratégia de marketing de conteúdo?

O funil de vendas é muito importante dentro de uma estratégia de marketing digital. É ele que irá definir as etapas que um potencial cliente irá passar dentro do que foi programado para poder chegar até a venda.

Nesse artigo mostraremos quais as etapas do funil de vendas explicando cada uma delas, topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Acompanhe:

Topo de Funil

Essa etapa é a primeira em que o possível cliente irá ter contato com o seu conteúdo. Nessa etapa não há a intenção direta de vender, mas sim de fazer a pessoa perceber que ela possui uma necessidade.

Essa etapa é muito importante para você gerar leads. Mas como isso funciona? Vamos supor que alguém acessou uma página sua, nesse contexto, subtende-se que ela tem interesse pelo seu assunto, portanto, ela é um possível cliente. Nessa hora você pode usar cadastros e preenchimento de formulários no seu conteúdo para que você tenha os contatos dessa pessoa e possa futuramente oferecer produtos a ela.

Esses contatos podem ser conseguidos de diversas maneiras como, por exemplo, os do tipo preencha com seu nome e e-mail e ganhe um e-book grátis dentre outros.

Meio de Funil

Nessa etapa você já vai estar lidando com os seus leads, ou seja, você já sabe que ele possui uma necessidade e deverá criar estratégias para levar ele até o fundo do funil que é onde você irá concretizar a sua venda.

Nessa etapa você não deve chegar já oferecendo produtos, mas sim conteúdos relevantes que o levem a entender melhor sobre aquele assunto. Dessa maneira ele será um possível cliente mais qualificado e com mais confiança de chegar até a compra.

Fundo de Funil

Essa é a etapa final do processo de venda. Aqui o seu lead já é qualificado e esta pronto para escolher e adquirir um produto. E o melhor, ele terá confiança em você e o verá como referência naquele determinado assunto, o que facilitará a venda.

O funil está concluído quando o seu lead adquire o seu produto. A partir daí, com todas as informações dele que você já possui, poderá oferecer outros produtos que podem ser de seu interesse.

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